quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Músicas sobre o Brasil

Hino da Independência do Brasil - o hino do Império Brasileiro
Letra: Evaristo Ferreira da Veiga. Música: D. Pedro I

Este hino de início foi adotado como Hino Nacional, mas quando D. Pedro começou a perder popularidade, processo que culminou em sua abdicação, o hino, fortemente associado à sua figura, igualmente passou a ser também desprestigiado,[3] sendo substituído em 1831 pela melodia do atual Hino Nacional, que já existia desde o mesmo ano de 1822. 
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hino_da_Independ%C3%AAncia_do_Brasil


Hino Nacional Brasileiro
Letra: Joaquim Osório Duque Estrada (1870 -- 1927). Música: Francisco Manuel da Silva 



Hino à Bandeira
Hino à Bandeira do Brasil tem letra de Olavo Bilac (1865-1918) e música de Francisco Braga (1868-1945). Foi apresentado pela primeira vez em 1906. Surgiu inicialmente de um pedido do prefeito do Rio de Janeiro, Francisco Pereira Passos, ao poeta Olavo Bilac e ao prof. Francisco Braga. Inicialmente foi utilizado pela prefeitura do Rio de Janeiro, sendo cantado nas escolas e posteriormente sua execução foi se estendendo às corporações militares e demais estados.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hino_%C3%A0_Bandeira_do_Brasil



Aquarela do Brasil
Do mineiro Ary Barroso (1939)
Interpretado pela baiana Gal Costa


Nesta edição, uma mistura de dois grandes clássicos da música brasileira ("Aquarela do Brasil" de Ary Barroso, cantada por Aloysio Oliveira - líder do Bando da lua - e "Tico-Tico no Fubá" de Zequinha de Abreu, instrumental). Na soberba produção de Walt Disney "Alô, Amigos" de 1942, Pato Donald e Zé Carioca ganham vida ao encontrarem-se no Rio para curtir o samba. 




"Que País É Este" é uma canção da banda de rock brasileira Legião Urbana. Foi escrita por Renato Russo em 1978, quando o mesmo ainda pertencia a banda Aborto Elétrico. Porém, ela só foi lançada com o álbum do Legião urbana "Que País É Este", de 1987.


"Brasil" é uma faixa do terceiro álbum solo do cantor de rock brasileiro Cazuza, intitulado Ideologia de 1988. Foi composta por Cazuza em parceria com George Israel do Kid Abelha e ganhou o Prêmio Sharp de melhor canção. "Brasil" é considerado uma declaração de amor ao país. No mesmo ano de seu lançamento, a canção foi regravada por Gal Costa numa versão mesclando osamba ao rock. Essa versão foi incluída como tema de abertura da novela Vale Tudo da Rede Globo e também recebeu um prêmio Sharp. 
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil_(can%C3%A7%C3%A3o)

Nenhum comentário:

Postar um comentário