terça-feira, 20 de julho de 2021

Gaúchos e cariocas (trechos)

 – Vocês, gaúchos…

– O que é que tem gaúcho?

– Pra mim gaúcho é tudo veado.

– Não Radicaliza.

– Se tem que dizer que é macho, é porque não é.

...

– Gaúcho é o único brasileiro sério.

– Sem graça não é sério.

– Só o gaúcho fala português. Essa língua de vocês não existe. Paulista põe “i” onde não têm. Você falam chiando. Onde tem um “r” botam dois e onde tem dois botam quatro.

-Vocês falam espanhol errado e pensam que é português!

– Mas o que a gente diz é pra valer. Não é como carioca que diz uma coisa e quer dizer outra.

– Ah, é?

– É. Quando carioca encontra alguém e diz: “Meu querido!”, quer dizer que não se lembra do nome. “Precisamos nos ver” quer dizer “está combinado, eu não procuro você e você não me procura”.

– O que vocês não aguentam é que nós, cariocas, somos informais, bem-humorados…

– Isso é mito. Entra num “Grajaú-Leblon” lotado na Nossa Senhora de Copacabana, às três da tarde, no verão, que eu quero ver o bom humor.

– Não radicaliza.


VERÍSSIMO, Luis Fernando. Outras do analista de Bagé. Porto Alegre: L&PM, 1982, p. 42-44.


Nenhum comentário:

Postar um comentário