domingo, 22 de abril de 2018

21 de abril - Tiradentes para crianças

Era 1746 quando Joaquim José da Silva Xavier nasceu, no Sítio do Pombal, em São José del Rei, Minas Gerais. Atualmente a cidade se chama Tiradentes, em sua homenagem.

Tiradentes era seu apelido. Ele ficou órfão ainda criança e foi criado por um dentista, seu padrinho, com quem aprendeu o ofício. Mas ele não ficou só tirando dentes não. Ele também trabalhou transportando mercadorias entre Rio de Janeiro e Bahia, e como tropeiro, até entrar para o Exército.

Naquele tempo o Brasil era colônia de Portugal e gerava muitas riquezas ao Reino com o garimpo de ouro. Mas já não se encontrava tanto ouro assim nas minas, e os portugueses queriam continuar recebendo grande quantidade do metal precioso. Os brasileiros não aguentavam mais, não tinham como atender a ganância da Coroa Portuguesa.

Tiradentes e seus companheiros organizaram uma operação para tentar libertar o Brasil do domínio português, transformando a colônia numa República independente, como estava acontecendo com outras colônias, como naquela que, liberta dos ingleses, se tornou os Estados Unidos da América. Mas eles foram denunciados e derrotados.

Tiradentes recebeu a mais cruel punição, sendo enforcado e esquartejado publicamente, para amedrontar outros brasileiros revoltosos contra a opressão portuguesa.

Aquela revolta ficou conhecida como Inconfidência Mineira. E não foi a única a acontecer no Brasil, naqueles tempos de muita exploração. Em outras partes da colônia, em períodos diferentes, outras reações foram organizadas. E os brasileiros seguiram lutando pela Independência do Brasil, até 1923.

Quando o Brasil se tornou uma República, Tiradentes foi aclamado como herói e teve sua representação artística inspirada na de Jesus, dada sua morte tão cruel como a do Cristo, para incentivar sua popularização na nação católica.

A caricatura a seguir, inspirada na sua representação como soldado, foi feita pelo pequeno Samuel, de apenas 8 anos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário